Pages

terça-feira, 31 de agosto de 2010

A dona de casa; "Alguem que é muito mais que pilota de fogão"

Durante alguns dias estive pensando sobre o meu trabalho etnografico, observando diversos costumes das pessoas que vivem ao meu redor, os capimgrossensses, foi assim que vi o real valor de uma dona de casa, a mulher que estar presente em todos os momentos do cotidiano dos seus entes queridos, sabe, aquele costume tão lindo, que nos transmite amor e carinho, como: o de pôr a mesa, o cuidado com cada mínimo datalhe do lar, com o "habitat" daqueles que ela ama.

Essas mulheres não são do tipo mais "evlouiído", algumas que eu observei, nem escola frequentaram, mas sabem mais do que ninguem cuidar, isso mesmo, tem sentimento.
Foi assim que percebi que a minha cidade, como uma pequena cidade do interior é repleta dessas mulheres , que acordam, fazem o café, varrem a porta, acordam os filhos para irem a escola e etc.
Talvez em algum tempo a gente ja não tenha mais essas figuras, o mundo tem mudado seus paradigmas muito rápido, não digo que esse seja melhor que outro que estar por vim, mas acho importante que a gente não esqueça dessa costume que faz parte da nossa historia.
Então assumo o comprimisso de tentar retratar essas mulheres da forma mais original possível, mostrando o valor de cada uma das que eu decidir fotografar.
 Outro dia conversando com uma das mulheres que quero "eternizar" , ela me disse:" A vida é sofrida, estou um pouco velha, não conseguir me aposentar, mas tenho orgulho de ter nascido, tive os meus filhos, os criei, agora tenho meus netos, me considero uma pessoa feliz". Para mim isso tudo é mágico, a simplicidade desses seres, que conseguem se senter feliz, pelo único fato de ter procriado.

Um comentário:

  1. E INTERESSANTE DIVULGARMOS ESTE LADO DA MULHER QUE NÃO ALMEJA SIMPLISMENTE O LADO PROFISSIONAL, QUE APESAR DA EVOLUÇÃO QUE TIVEMOS AO LONGO DOS ANOS NÃO TIROU A ESSENCIA DA MULHER QUE CUIDA DA CASA .MUITAS NÃO TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONLHECER ESTE LADO PROFISSIONAL MAS SE SENTEM ORGULHOSA DE CUMPRI O SUA FUNÇÃO MAIS QUE IMPORTANTE DENTRO DE UMA CASA MAIS ESSENCIAL PARA UMA VIDA SAUDAVEL DENTRO DO LAR. PARABENS MULHERES VOCES DESEMPENHA UM PAPEL DE GRANDE IMPORTANCIA.

    ResponderExcluir